sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Folha 49

No mês de dezembro, enquanto ministrava aulas para uma turma de jovem aprendiz, percebi que os alunos faziam brincadeiras pejorativas uns com os ooutros, envolvendo os bairros onde moravam. Percebi o quanto de preconceito havia em suas falas. Então propus um trabalho a eles: descobrir que coisas boas, legais, agradaveis, admiráveis, positivas haviam em seus bairros.
Com essas informações eles deviam produzir textos que apresentassem o lado bom dos bairro de Belém. Como apoio para esse trabalho utilizei, com algumas alterações, as oficinas de argumentação das Olimpíadas de Língua Portuguesa. O resultado desse trabalho foi um jornal chamado Folha 49, nome escolhido pelos próprios alunos, que também fizeram uma coleta para poderem fazer cópias do jornal para distribir no Senac - Pa. O jornal ficou assim:




O melhor de tudo foi ver como eles ficaram orgulhos com a produção desse jornal, porque as pessoas poderiam ler o que eles tinham a dizer sobre um assunto tão importante para eles.
Até a próxima.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Terra de Iracema

2010 se foi, mas deixou muitas lembranças boas, a viagem a Fortaleza é uma delas (talvez a especial) .
Na última vez que postei, e isso faz um certo tempo, comentei sobre a aventura da viagem. Devo confessar que não sou muito de viagens, mas essa foi muito boa.
O mais importante foi o legado que recebi depois da dela: mais aprofundamento no BLENDER, afinal foi para participar do Blender Pró que pegamos mais de 25 horas de estrada e corremos o risco de não conseguir um lugar para ficar.
E por falar em Blender, o projeto Argila Digital está concluido de fato: o curta Meu Bairro foi finalizado e logo será postado no Youtube, os participantes do projeto vão receber uma cópia em DVD e assim começo 2011 sem grandes planos ou espectativas. Acho que agora terei mais tempo para contar histórias.