sábado, 23 de maio de 2009

OS QUATRO MINISTROS SÁBIOS

"Certo rei de Benarés tinha quatro ministros muito sábios, um dia, porém, lembrou-se de impor ao seu povo uma contribuição tão elevada que seus ministros o aconselharam a não o fazer e o rei desesperado, desterrou-os.
Saíram os ministros de Benarés e passaram por um atalho trilhado por um camelo. Pouco depois encontrarm um mercador, e este disse-lhes que tinha perdido o seu camelo.
Um dos ministros perguntou-lhe se o camelo era coxo e outro queria saber se ele não era cego do olho direito; o terceiro indagou se tinha cauda muito curta e o quarto pergunbtou se não padecia de alguma doença do estômago.
- Sim, disse o mercador, descreveram-nomelhor do que eu próprio poderia fazer. Onde o viram?
- Nunca o vimos, respondeu um dos ministros, mas há vestigios dele pelo caminha.
- Como? Ah! bem sei, conhecem-no melhor do que eu, disse o mercador furioso, porque o encontraram e o venderam em seguida. Deixem estar; vou já quixar-me ao rei.
E assim fez. O rei chamou os ministros e ameaçou-os com prisão se não dissessem a verdade.
- Se nunca viram o camelo, disse-lhes o rei, como podem dizer que ele era caxo, de cauda curta e que sofria de alguma doença?
- Só vi no caminho três pegadas, disse o preimeiro ministro, e por isso deduzi que era coxo de uma pata.
- E eu vi, disse o segundo, que as folhas das árvores do lado esquerdo do caminho tinham sido comidas e as da direita estavam inatctas; donde conclui que o animal devia ser cego do olho direito.
- De espaço a espaço, disse o terceiro ministro, havia no atalho umas manchinhas de sangue. Parece-me que deviam ser por causa de mordiduras de mosquitos, e, portanto, o camelo não devia ter cauda muito comprida, porque se a tivesse afastaria os mosquitos.
- Observei, disse o quarto ministro, que as duas pats dianteiras se apoiavam fortemente na terra, enquanto que a pata sã, de trás, apenas tacava o chão; por isso deduzi que, se arrastava a pata traseira, é porque tinha uma doença interior.
O rei ficou assombrado com a sabedoria dos ministros e disse-lhes:
- Quando quatro homens tão sábios como vós me aconselharam, eu deveria ter seguido os seus avisos. Suspenderei imediatamente a contribuição e seguirei sempre os vossos conselhos, se quiserem voltar para o meu serviço."
Tesouro da Juventude: livro dos contos.
W.M. JACKSON, inc. Rio/São Paulo/Porto Alegre/Recife 1961.
Benarés fica na Índia. E essa é uma das muitas histórias que gosto de contar. Espero que tenham gostado!
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário